Colunas

Acemira, a cidade presa em si

Era uma cidade muito engraçada Não seguia regra, seguia nada  “Bem vindo a Acemira (1)” “Uma das cidades mais antigas do Brasil”  “Uma das maiores reservas ambientais do país” Dizia a sequência…

O Estado serve a quem?

Escrito coletivamente pelo Núcleo de Estudos sobre Branquitudes – NEB. É uma enxurrada de práticas veiculadas ultimamente pela mídia que nos escancara mais uma vez o poder da branquitude dentro da sociedade…

Direitos de ser Branco, Preto, Livre.

Mulheres fortes experiências marcantes de uma vida. Escrito por Alice Aparecida Vendo  TV, me deparei com Nairjane, 90 anos, militante falando sobre a luta pelos direitos das mulheres, empregadas domésticas antes de…

Afroconveniência, serve pra quem?

Escrito por Caio Portela No dia 02 de outubro de 2022 findou-se a primeira rodada de eleições e foram eleitos(as) deputados(as) e senadores(as) para cumprir mandatos nas Assembleias dos Estados, Câmara dos…

Às sinhás do século 21

Poucos dias atrás, circulou nas redes sociais digitais o vídeo de uma “influenciadora digital”, Adriana Sant’Anna, mulher branca de 30 e poucos anos, atualmente vivendo nos Estados Unidos, no qual esta mostrava…

Carta aberta a Papel Craft

Essa carta tem a intenção de ampliar o diálogo a partir da acusação, sem qualquer tipo de evidência, de um roubo de bicicleta, que parte de duas pessoas brancas em direção a…

Dois de Junho: o dia do apagão virtual

2020 foi um ano e tanto. Virou sinônimo de covid-19, pandemia, álcool em gel, máscaras, ansiedade, preocupação, mudanças de planos, aceleração da digitalização… e a lista segue longe! A demanda virtual aumentou…

Maoquequeéisso?

O jornalzine, a princípio, foi um material escrito, digitado, colado e recortado à várias mãos. Uma coleção de colagens digitais e manuais distribuídas através dos e-mails dos assinantes da plataforma de financiamento…