Maoquequeéisso?

o jornalzine é um material escito, digitado, colado, recortado à várias mãos. é um conjunto de colagens digitais e manuais distribuidas através dos e-mails dos assinantes da plataforma de financiamento coletivo, o apoia.se/jornalzine.

eles vem acompanhados das mais diversas referências: livros, vídeos, filmes, músicas, podcasts. o primeiro volume veio de um caderno pessoal. o convite para recebê-lo foi um zine manuscrito e enviado pelo whatsapp para pessoas próximas. a intenção era compartilhar estudos e percepções do meu processo de racialização (e o que eu conseguia ver sobre o que significava tê-lo apenas aos 26 anos de idade) com quem também não o havia vivido.

contrapartida? R$20,00 mensais, vindo de 10 pessoas, para repassarmos esse valor a uma profissional da saúde não branca, afim de que fosse realizado um atendimento terapêutico de outra pessoa não branca.

essa e todas as outras ideias foram coletadas de lugares diversos. acabaram formando o jornalzine. sua concepção e realização são constantes mesclas. assim como este fórum que é um site, ou um site que é também um fórum.

atualmente  são repassados R$900 por mês a 6 profissionais e 1 projetos. não buscamos cobrir ausências do Estado quanto a políticas de redistribuição de renda. ao mesmo tempo que vemos como prioritária uma das pautas ser a redistribuição de renda. trabalhamos dentro do que o grupo sustenta a partir de cada um dos seus integrantes, portanto todo o dinheiro recolhido no apoia.se mensalmente se encaminha a pessoas e projetos de pessoas não-brancas.

trabalhamos em coletivo, em sazonalidades diversas. há o grupo semanal, que se reúne semana a semana para manter os movimentos vivos. há os grupos mensais/bimestrais, que se reunem para conversar a respeito dos processos do jornal. em ambos os espaços, de formas diferentes, falamos sobre nós, nossas vivências e fazemos a avaliação e autorregulação do projeto.

acesse nossas outras plataformas clicando aqui!

Deixe uma resposta