Maoquequeéisso?

O jornalzine, a princípio, foi um material escrito, digitado, colado e recortado à várias mãos. Uma coleção de colagens digitais e manuais distribuídas através dos e-mails dos assinantes da plataforma de financiamento coletivo, o apoia.se/jornalzine.

Em seus dois primeiros anos, as edições vieram acompanhados das mais diversas referências: livros, vídeos, filmes, músicas, podcasts. O primeiro volume veio de um caderno pessoal. O convite para recebê-lo foi um zine manuscrito e enviado pelo whatsapp para pessoas próximas. A intenção era compartilhar estudos e percepções do meu processo de racialização (e o que eu conseguia ver sobre o que significava vivencia-lo apenas aos 26 anos de idade) com quem também não o havia vivido.

Já viu as 9 edições lançadas? Edições 2020 e edições 2021.

Contrapartida? R$20,00 mensais, vindo de 10 pessoas, para repassarmos esse valor a uma profissional da saúde não branca, afim de que fosse realizado um atendimento terapêutico de outra pessoa não branca.

Essa e todas as outras ideias foram coletadas de lugares diversos e acabaram formando o jornalzine. Sua concepção e realização são constantes mesclas. Assim como este site, que a princípio era para ser um fórum e acabou se transformando em um portal.

Hoje nosso financiamento coletivo mudou completamente. Ele é direcionado para a equipe de comunicação, que possibilita que todos esses recortes consigam alcançar vocês. Se você curte o jornal, você pode garantir a continuidade do nosso projeto clicando no botão “Apoia.se” no canto direito da sua telinha ou aqui mesmo!

Somos uma equipe de 15 pessoas, das quais 13 trabalham de maneira voluntária. Você pode nos conhecer clicando aqui: quem somos.

Acesse nossas outras plataformas clicando aqui!

Seja bem vinde a essa jornada que é pra vida toda 🙂

Escrito por Mariana Cabeça

Deixe uma resposta